A partir de R$
Um museu ao ar livre que guarda uma das principais coleções de arte pré-histórica do planeta. Esse já seria um motivo suficiente para desembarcar no Parque Nacional Serra da Capivara que abriga tesouros arqueológicos que estão entre os mais antigos registros de ocupação humana das Américas. São mais de 1300 sítios registrados com dezenas de milhares de pinturas rupestres.
As trilhas pelo Parque são seguras e bem estruturadas e testemunham histórias de civilizações de mais de 50 mil anos e ainda têm outros atributos naturais como rochas com formatos enigmáticos, cânions, cavernas e uma flora que se destaca, formada majoritariamente pela caatinga, bioma exclusivamente brasileiro.
Depois dos dias de exploração ao ar livre, é imprescindível visitar a exposição do Museu do Homem Americano, que revela a evolução do homem pré-histórico, e o Museu da Natureza que traz ao visitante um panorama da evolução dos acontecimentos naturais que se sucederam na região.
A Ambiental Turismo é especialista em Serra da Capivara e preparou este roteiro de viagem para Petrolina e Serra da Capivara com opções de hotéis e pousadas com ótimas condições nos pacotes de viagem.
Entre em contato com nossa equipe pelo whatsapp para montar o seu roteiro personalizado.
Clique aqui se preferir baixar esse roteiro em PDF
1º dia - Origem / Petrolina - São Raimundo Nonato ou Coronel José Dias
Recepção no aeroporto e Petrolina e transfer para São Raimundo Nonato ou Coronel José Dias. Check in no hotel.
Duração do percurso prevista de 4h.
2º dia - Desfiladeiro da Capivara - Cerâmica - Sítio do Meio - Museu da Natureza
Após o café da manhã, deslocamento de 42km até o Circuito do Desfiladeiro da Capivara, primeiro local visitado pela Dra Niède Guidon ao chegar à região. Nesse circuito visitaremos vários sítios arqueológicos, onde poderão ser observadas pinturas rupestres. Iniciando pela “Toca da Entrada do Pajaú”, pequeno abrigo com dezenas de pinturas que retratam o cotidiano dos povos que viveram nessa região, essas pinturas datam de 12.000 anos. Passando pela “Toca do Inferno”, onde o visitante não encontrará pinturas, mas será recompensado pela beleza natural do local. Logo após visitaremos a “Toca do Barro” abrigo formado em um paredão de conglomerados de seixos, onde observaremos algumas pinturas. Visitaremos a “Toca do Paraguaio”, primeiro sítio a ser catalogado pelos pesquisadores, onde após uma escavação foram encontrados dois esqueletos com datação de 7.000 e outro de 8.670 anos. Deslocamento até o povoado Barreirinho onde teremos a parada para o almoço (incluso), e depois a visitação a Fábrica de Cerâmica Serra da Capivara. À tarde, visitaremos o Circuito do Sitio do Meio, grande abrigo sob rocha, onde durante as escavações foram encontrados uma machadinha de pedra polida que data de 9.200 anos e uma cerâmica que data 8.960 anos. Em seguida visitaremos o Museu da Natureza onde ficaremos até o final da tarde. Retorno ao hotel.
3º dia - Grotão da Esperança - Caldeirão dos Rodrigues - Museu do Homem Americano
Após o café da manhã, saída para o 2º dia de passeio com deslocamento de 42km até o Circuito do Desfiladeiro da Capivara, primeiro local visitado pela Dra Niède Guidon ao chegar à região. Nesse circuito visitaremos vários sítios arqueológicos, onde poderão ser observadas pinturas rupestres. Iniciando pela “Toca da Entrada do Pajaú”, pequeno abrigo com dezenas de pinturas que retratam o cotidiano dos povos que viveram nessa região, essas pinturas datam de 12.000 anos. Passando pela “Toca do Inferno”, onde o visitante não encontrará pinturas, mas será recompensado pela beleza natural do local. Logo após visitaremos a “Toca do Barro” abrigo formado em um paredão de conglomerados de seixos, onde observaremos algumas pinturas. Em seguida, percorreremos uma trilha de aproximadamente 2km com desnível que chega a 50 metros, passando pela “Toca da Entrada do Baixão da Vaca”, abrigo com 100 metros de comprimento onde se encontra 749 pinturas rupestres, a maioria delas bem visíveis, seguindo até a “Toca dos Veadinhos Azuis”. Parada para um lanche de trilha, após o lanche faremos uma trilha pelo boqueirão Paraguaio passando pela “Toca do Paraguaio”, primeiro sítio ser catalogado pelos pesquisadores, onde após uma escavação foram encontrados dois esqueletos com datação de 7.000 e outro de 8.670 anos. Em seguida visitaremos Museu da Natureza. Retorno para o hotel.
4º dia - Serra Branca - Sítio João Pimenta - Baixão das Andorinhas
Após o café da manhã, deslocamento de 50 km até a chegada à Serra Branca, onde iniciaremos a trilha conhecendo o olho d'água da Serra Branca (única fonte de água para as pessoas que ocupavam aquela região antes da criação do Parque). Em seguida visitaremos sítios históricos e arqueológicos, locais onde os maniçobeiros (povos que extraiam um látex de uma planta chamada maniçoba, a qual era uma importante fonte de renda naquela época) e aqui viveram antes da criação do Parque (1979). Nesse circuito os acessos aos sítios arqueológicos são de ótima acessibilidade e assim facilita na hora da observação dos belíssimos painéis de pinturas. Parada para o lanche de trilha ou almoço (depende do tamanho do grupo). E em seguida, deslocamento até o Sítio João Pimenta (área próxima ao parque) onde faremos uma pequena caminhada até uma vista de Cânions e observaremos a geologia que chega a impressionar os visitantes. No final da tarde, visitaremos o “Baixão das Andorinhas” local onde o visitante será contemplado com uma bela vista de um cânion e poderá em especial ver a revoada das andorinhas, um espetáculo da natureza. Retorno ao hotel.
5º dia - Trilha Humbu - Boqueirão da Pedra Furada - Iluminação
Após o café da manhã, deslocamento de 30km até a chegada a Trilha Humbu. Iniciaremos com a visita a casa da família de Neco Coelho (uma das primeiras famílias a chegar à região). Em seguida, uma trilha passando por sítios arqueológicos, vistas panorâmicas, onde podemos observar a vegetação local, a qual sofreu adaptações para sobreviverem na caatinga, como por exemplo, várias espécies de cactos que aqui são encontrados. Almoço (incluso) na comunidade Sítio do Mocó, após o almoço visitaremos o Boqueirão da Pedra Furada, local mais visitado do Parque, onde se encontra alguns sítios arqueológicos e a famosa Pedra Furada (monumento geológico e cartão postal do Parque). À noite, visita noturna ao “Sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada “, um paredão com mais de mil pinturas e onde foram encontrados até hoje o vestígio mais antigo da presença do homem no Continente Americano (50.000 anos). Retorno para o hotel.
6º dia - São Raimundo Nonato ou Coronel José Dias - Petrolina / Origem
Saída para Petrolina para embarque com destino a cidade de origem.
"A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita no roteiro dia a dia, ou seja, poderá ser alterada a critério do receptivo local."
INCLUI: Transfers Petrolina-São Raimundo Nonato ou Coronel José Dias-Petrolina, hospedagem com café da manhã em São Raimundo Nonato ou Coronel José Dias, almoço ou lanche durante os dias de passeios conforme a programação, guia local credenciado e assistência de viagem.
NÃO INCLUI: Parte aérea, refeições não mencionadas na programação, bebidas e despesas extras.
SAÍDA GARANTIDA A PARTIR DE DUAS PESSOAS
Alterações de valores poderão ocorrer sem aviso prévio.
Valores baseados nas seguintes categorias de hospedagem:
Coronel José Dias:
Baixão do Ouro Park Hotel: Apartamento
São Raimundo Nonato:
Hotel Serra da Capivara Resort: Standard (single e duplo) / Suíte (triplo)
A partir de:
A partir de: