Ambiental Cultural

‘Chocolate Yanomami’ é aposta para evitar que garimpeiros recrutem jovens indígenas na Amazônia

Para evitar que jovens indígenas sejam recrutados para garimpos ilegais, os povos que vivem na Terra Yanomami passaram a investir na produção de chocolate. O cacau usado no doce é nativo dos municípios de Amajarí e Barcelos, em Roraima e Amazonas.

Com a produção do chocolate, feito apenas com cacau e rapadura orgânica, os Yanomamis pretendem criar um impacto econômico na região nos próximos cinco anos e, assim, mostrar aos mais jovens que existem possibilidades para geração de renda fora dos garimpos.

O produto é desenvolvido pelas comunidades indígenas Yanomami e Ye’kuana com apoio do Instituto Socioambiental (ISA) e supervisão do especialista em chocolate César de Jesus Mendes, o De Mendes.

“Este cacau diferente e natural só existe porque os índios estão protegendo a floresta e manejando ela há milhares de anos”, explica Moreno Martins, representante do ISA, em Boa Vista.

O cacau usado no “Chocolate Yanomami” pode ser ainda uma descoberta inédita.

De acordo com o especialista em chocolates, De Mendes, existem mais de 35 mil tipos de cacau no mundo, todos com características específicas de sabor, textura, quantidade de polpa e sementes. Ainda segundo Mendes, o chocolate Yanomami, “tem notas de amêndoas, que é um sabor doce, tem um cheiro bastante adocicado também. É muito saboroso, lembra nozes e frutas secas. Sensorialmente falando, ele é muito elegante e sofisticado

SAIBA MAIS EM G1 ou em ISA

———————

A Ambiental Turismo é parceira de diversas etnias indígenas em seu projeto de usar o turismo como meio de preservação e difusão de suas culturas, além de fonte de renda.

Somos uma das operadoras selecionadas para o projeto Yanomami de subida do Pico da Neblina (o Yaripo, na língua Yanomami), ponto mais alto do Brasil, guiado e gerido pelos próprios indígenas.

Quer viver a experiência de subir o Pico da Neblina (Yaripo) guiado pelo povo Yanomami?

Quer viver a experiência de estar em uma aldeia indígena?

Fale com um do nossos consultores: 11 3818 4600 (Whatsapp)

Relacionados:

Arqueólogos descobrem mural pré-hispânico de 3,2 mil anos no Peru

"Encontramos casualmente um mural de mais de 3,2 mil anos de idade em uma 'huaca' pré-hispânica, situada em um terreno agrícola da região de La Libertad" (500 km ao norte...

Ovos de crocodilo pré-histórico e dinossauro são encontrados, no interior de São Paulo

O paleontólogo William Nava (foto) anunciou na quinta-feira, 10 de junho, ter encontrado cerca de 20 ovos que podem ser de crocodilos que conviveram com os dinossauros no período cretáceo,...

Terreno baldio vira horta comunitária em Curitiba

Um terreno vago deixou de ser incômodo e passou a ser benefício para as famílias que vivem no conjunto Moradias Faxinal, no bairro de Santa Cândida, em Curitiba. O local...

Experiências Relacionadas

Patagônia Argentina – Ushuaia – Carnaval

Bonito – Carnaval

Fernando de Noronha – Carnaval

Península de Maraú – Pousada Lagoa do Cassange – Carnaval

Guatemala – Réveillon

Chapada dos Veadeiros – Alto Paraíso – Carnaval

Está pronto para viajar com a Ambiental Turismo?

Generic filters
Se inscrever em nossa newsletter