Dia do Professor – uma incrível jornada do conhecimento

Tempo de leitura: 6 minutos

 

Tem gente que faz letra / Tem gente que faz som. Tem gente que faz gente que faz letra, que faz som. Tem gente que faz vida / Tem gente que faz sonho. Tem gente que faz gente que faz vida, que faz sonho. Professor é a profissão que faz todas as profissões. Respeite. Admire. Reconheça.

Os versos acima são do poeta e letrista Arnaldo Antunes e fizeram parte de uma campanha televisiva voltada à valorização desta profissão que talvez seja a de maior importância para o Mundo: Professor.

Para a poeta Cora Coralina, “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.  Felicidade, respeito, admiração e reconhecimento é o que desejamos a todos os professores, hoje e sempre.

Desde seu surgimento, em 1987, a Ambiental Turismo realiza, para além das viagens de lazer, viagens pedagógicas com colégios, buscando levar aos alunos o contato com conhecimentos sobre a natureza, sobre História de locais importantes e sobre nossa diversidade cultural.

 Dia do Professor - uma incrível jornada do conhecimento

Na Ambiental, fazemos questão de realizar viagens que são verdadeiras jornadas pelo conhecimento. Para nós viajar é uma valiosa e prazerosa fonte de aprendizado. Em todos os nossos roteiros, buscamos disponibilizar guias experientes que explicam aos turistas absolutamente tudo sobre o que há nos destinos, suas regiões, biodiversidade, cultura e história local, para que nossos viajantes possam explorar cada cantinho do lugar. Muitos de nossos roteiros de experiência, visitam comunidades tradicionais e projetos comunitários com iniciativas sustentáveis de sucesso.

Por tudo isso, neste mês de outubro, quando comemoramos o dia do Professor, no dia 15, não poderíamos deixar de dedicar este texto a estes profissionais que são os verdadeiros mestres que o Brasil necessita!

Convidamos nossos leitores e leitoras a conhecerem, a seguir, alguns de nossos destinos incríveis que farão você voltar para casa com muito conhecimento na bagagem.

Serra da Capivara – Piauí

 Dia do Professor - uma incrível jornada do conhecimento

Quer conhecer narrativas do homem pré-histórico? O estado do Piauí é o destino certo! Ele abriga a maior concentração de sítios arqueológicos de arte rupestre do mundo, o Parque Nacional da Serra da Capivara. Este parque preserva mais de 30 mil pinturas rupestres com datas entre 06 e mais de 20 mil anos atrás. Lá você também pode visitar o Museu do Homem Americano, com valioso acervo da pré-história apresentado de forma interativa e lúdica; observar vasta vegetação da Caatinga, vegetação exclusivamente brasileira. Para tornar a visita ainda mais interessante, o novo Museu da Natureza será inaugurado em dezembro de 2018. Lá você poderá ter informações sobre a evolução do clima e da natureza na região nos últimos milhares de anos.

Cidades Históricas de Minas Gerais

 Dia do Professor - uma incrível jornada do conhecimento

Se a ideia da viagem é conhecer detalhes da História do Brasil, as cidades mineiras de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del Rei e Diamantina são destinos perfeitos que já relatamos aqui em nosso Blog. Estas cidades são algumas das maiores representantes da arte barroca brasileira. Suas formas e detalhes em estilo colonial vistas nos casarões antigos (porém bem preservados) são um delicioso mergulho em nossa História e Cultura. Muitas igrejas da região são consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, com rico acervo de obras de um dos maiores artistas brasileiros, o Aleijadinho.

Bahia

 Dia do Professor - uma incrível jornada do conhecimento

A Bahia é um estado onde se pode aprender sobre muitos temas. A história do descobrimento do Brasil pode ser vista na cidade de Porto Seguro, no Museu do Descobrimento e no Museu de Porto Seguro. Ali perto, o Monte Pascoal também oferece material valioso no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal. Ali os indígenas da etnia Pataxó te conduzem ao primeiro pedaço de terra avistado pelos portugueses e apresentam sua arte, história e cultura.

Já os amantes da natureza vão se deleitar na observação da riquíssima vida marinha de Abrolhos. É neste arquipélago onde podemos avistar as famosas baleias Jubarte, além de cerca de 1,3 mil outras espécies de vida marinha. Também já falamos em nosso Blog.

A quilômetros dali, na capital baiana, Salvador, encontramos o Pelourinho e outras preciosas construções históricas que se espalham pelas ladeiras adjacentes do seu entorno.

Amazônia

 Dia do Professor - uma incrível jornada do conhecimento

Estudar a riqueza da floresta in loco, no estado do Amazonas, certamente é um programa que vai agradar amantes da natureza. Conhecer a maior biodiversidade do mundo será uma das emoções mais marcantes para aqueles que são ávidos por conhecimento. Rios e seus encontros, arquipélagos fluviais, igarapés e inúmeras espécies da fauna e flora amazônicas, podem ser avistados e apreciados por meio de caminhadas pela selva, passeios de barco, navegação pelo Rio Amazonas e passeios de ecoturismo como verdadeiros safáris de observação da nossa esplêndida Natureza.

Vivência Xavante

A Ambiental, em parceria com o povo Xavante, desenvolveu um roteiro especial, que leva o viajante a viver uma experiência transformadora, conhecendo esta esplêndida etnia, através de uma vivência de cinco dias em uma aldeia indígena localizada no estado do Mato Grosso. Nosso Blog tem um artigo com ricas informações sobre a Aldeia de Etenhiritipa. Visitá-la é uma ótima oportunidade para conhecer esse povo que preserva com bastante empenho, sua história e cultura singulares, passadas de geração à geração. Uma viagem que certamente encanta a todos que sonham em conhecer um povo que convive em harmonia com a Natureza e mantém uma cultura ancestral ainda viva no idioma e nos costumes.

Rússia

 Dia do Professor - uma incrível jornada do conhecimento

Para quem quer conhecer a Rússia profundamente, a Ambiental oferece um roteiro com o acompanhamento de uma historiadora para explanar sobre as mais ricas histórias desse país. Uma viagem que busca os vestígios da antiga União Soviética na atual Rússia é a proposta da historiadora e especialista em turismo Esther Rapoport. A viagem passa por Moscou, São Petersburgo e inclui Volgogrado, cidade que foi um marco na resistência contra o nazismo na Segunda Guerra Mundial. Muitos outros monumentos e projetos históricos podem ser vistos neste país, inclusive as incríveis viagens pelas imperiosas estações de metrô de Moscou, que são verdadeiros palácios subterrâneos com detalhes que já relatamos aqui em nosso Blog.

 

Quer fazer uma viagem com muito aprendizado? Entre em contato com a Ambiental e um de nossos consultores especializados vai desenhar um roteiro que tem tudo a ver com você!