O estudante Gabriel Fernandes Mello Ferreira, de apenas 16 anos, criou um sistema de filtragem que se mostrou 100% eficiente para reter microplásticos na água.
Por essa invenção, venceu o Stockholm Junior Water Prize 2021, na categoria votação popular, tendo recebido mais de 26 mil votos.
A criação de Gabriel foi adotada por uma Estação de Tratamento de Água (ETA), responsável por 70% do abastecimento de Itajaí e Navegantes (Santa Catarina).
Uma enorme vantagem do mecanismo é poder ser facilmente implementado nas Estações de Tratamento de Água, a um custo muito baixo.
Gabriel que vive em Itajaí (Santa Catarina), contou com a orientação da professora Fernanda Poleza para sua invenção.
O PERIGO DOS MICROPLÁSTICOS
Estudos recentes têm mostrado que a água tratada que consumimos já contém microplásticos, que são partículas com menos de 5 milímetros que podem carregar metais pesados, nocivos ao ser humano e animais.
Um grupo de cientistas do Departamento de Biologia da Universidade de Victoria, no Canadá, fez um levantamento em que analisaram as quantidades de partículas de microplásticos em peixes, moluscos, açúcares, sais, álcoois, água – de torneira e engarrafada – e no próprio ar.
O resultado foi que a ingestão de microplásticos, por humanos, varia de 74 mil a 121 mil partículas por ano, conforme idade e sexo.
A INVENÇÃO DE GABRIEL
O sistema criado por Gabriel filtra a água na superfície e retém estas partículas. “Os microplásticos são menos densos que a água e por isso o mecanismo de filtração filtra apenas a parte superficial da lâmina d’água.
O filtro utiliza um skimmer que, através de canos, direciona a água para um cilindro plástico com fundo de malha de nylon de abertura de 300µ. Este copo coletor é o elemento filtrante, onde a água passa e o microplástico fica retido na malha”, relata o jovem inventor.
A Fonte desta notícia é CICLO VIVO
(Recomendamos muito este site para você saber mais sobre a invenção de Gabriel e para ler outras notícias sobre meio ambiente).
Para saber mais sobre os microplásticos em nossos corpos, veja esta matéria da BBC
——
Desde 1987, a Ambiental realiza viagens sustentáveis pela Natureza e que prezam pelo conhecimento científico.
Para nós, o contato com a Natureza e com as comunidades locais são uma oportunidade de diversão, autocuidado e formação de consciência socioambiental.
Se você deseja fazer viver uma experiência um sítio arqueológico como a Serra da Capivara ou Machu Picchu, por exemplo, ou conhecer uma aldeia indígena como a do Povo Xavante, visitar uma cidade histórica, conheça nossos roteiros especiais.
Fale com nossos consultores: 11 3818-4600 (Whatsapp e telefone)