Início aos Sábados e término aos Domingos em Paraty (exceto feriados)
Saídas 2024:
Novembro: 09
Dezembro: 07
A partir de R$
Novembro: 09
Dezembro: 07
Estrada Real é a maior rota turística do país, composta por 1.630 quilômetros de extensão subdividida em 04 caminhos (Novo, Velho, Diamantes e Sabarabuçu) passando por 03 estados (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo).
Para tal, fazemos uso de veículos 4×4, e colocamos nosso olhar ao selecionar os vilarejos e pousadas mais charmosos aliado a algumas das melhores experiências que a região tem a oferecer. Trata-se de uma autêntica “off-road trip” histórica e ecológica pelo interior puro do Brasil!
Você irá percorrer boa parte dos trajetos originais de um caminho cheio de surpresas, cachoeiras exuberantes, espiritualidade, além da famosa cozinha e hospitalidade de uma Minas Gerais autêntica, rústica e simples – extremamente segura e perdida no tempo. Viva a história do Brasil em Minas!
Entre em contato com nossa equipe pelo whatsapp para montar o seu roteiro personalizado.
Clique aqui se preferir baixar este roteiro em PDF
1º Dia - Sábado - Origem / Belo Horizonte - Ouro Preto
Recepção no Aeroporto Internacional de Confins às 14h. Saída com destino a cidade histórica de Ouro Preto às 15h. Acomodação e restante do dia livre. Ouro Preto foi um importante centro da mineração de ouro durante o período colonial no século XIII. Atualmente a cidade é conhecida por sua arquitetura colonial preservada, com belas igrejas, casarões e ruas de pedra que remetem ao período do ciclo do ouro, sendo reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
2º Dia - Domingo - Ouro Preto
Após o café da manhã, iniciaremos nosso city tour por Ouro Preto. Ressaltaremos a importância de Ouro Preto como ponto de partida da rota inicial do Caminho Velho, o nosso Caminho do Ouro. A partir dessa região, a valiosa carga de diamantes e ouro eram transportadas até a cidade de Paraty, estabelecendo assim uma crucial rota de escoamento. Partiremos em direção ao Morro da Queimada, um dos primeiros arraiais mineradores que deram origem à então Vila Rica, hoje Ouro Preto. Lá, visitaremos a Capela de São João Batista. Construída em 1698, é considerada o templo mais antigo de Ouro Preto. Podemos observar, em frente à Capela, construída em pedra de canga, refugo de mineração, uma cruz e uma placa comemorativa de 24 de junho de 1698 lembram a primeira missa ali realizada. De lá, seguiremos até as ruínas do Moinho do Morro Pascoal Silva, impressionante moinho de vento utilizado como estrutura de apoio aos grupos de garimpeiros que mineravam no local. De lá, é possível avistarmos o Pico do Itacolomy e a Serra do Espinhaço. Em seguida, visitaremos outro sítio arqueológico de fundamental importância para a atividade minerária da época, o Mundel Da Piedade. Trata-se de um grande reservatório da lama proveniente dos depósitos auríferos – a lavra era trabalhada com água e o resíduo depositado neste Mundel, onde permanecia em processo de decantação até que fosse possível nova busca por metais preciosos. Retornando ao centro de centro de Ouro Preto, faremos uma breve caminhada pela Praça Tiradentes até o Museu Casa dos Contos. Situado em um casarão de 1782, o museu possui vasto acervo referente à documentação econômico-fiscal do Ciclo do Ouro de Minas Gerais. Em seguida, caminhada pelo Parque Horto dos Contos, importante capítulo da história ouro-pretana, por se tratar do segundo jardim botânico do Brasil, criado em 1799. Tempo para descanso e contemplação. Visitaremos ainda, a majestosa Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Construída em 1728, trata-se de uma das mais exuberantes construções de arquitetura barroca. Depois, parada no charmoso vilarejo de Cachoeira do Campo. Parada para almoço no Restaurante Chão de Minas (não incluído, preço por pessoa R$65,00). Nosso tour prossegue até a Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, construída em 1710. Por fim, visitaremos um artesão local, que nos receberá em seu ateliê para uma divertida oficina de confecção de souvenirs em pedra-sabão! Retorno ao hotel às 16:30.
Refeições do dia: Café da manhã.
3º Dia - Segunda-Feira - Ouro Preto - Congonhas - Tiradentes
Após o café da manhã, embarque em nossos veículos 4x4 para o início de nossa aventura pela Estrada Real, primeira parada: Congonhas do Campo! A cidade é conhecida por abrigar uma das obras-primas do barro mundial, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, conhecido como as Estátuas de Aleijadinho. Criado entre os anos de 1796 e 1799 pelo renomado escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, o conjunto é composto por 66 estátuas em tamanho natural, representando cenas da Paixão de Cristo. Entre as principais estátuas, destacam-se o Cristo Crucificado, os Doze Profetas e os Passos da Paixão. Depois, visitaremos o Museu de Congonhas, cujo acervo visa potencializar a percepção e interpretação das múltiplas dimensões do patrimônio de Aleijadinho. Após o almoço, parada na encantadora cidade histórica de Coronel Xavier Chaves onde visitaremos o Alambique Boa Vista, o mais antigo em funcionamento do Brasil e, claro, com degustação de suas cachaças. Ao final da tarde, chegada em Tiradentes. Acomodação. Noite livre.
Refeições do dia: café da manhã
4º Dia - Terça-Feira - Tiradentes - São João del Rey - Carrancas
Após o café da manhã, iniciaremos nosso walking tour por esta cidade encantadora que mescla charme colonial, atmosfera histórica e sofisticação. Seremos apresentados à cidade a partir de suas ruas, becos e monumentos históricos, em uma rica imersão histórico-cultural. Após o almoço, rápida parada em São João Del Rei, quando teremos a oportunidade de conhecer seu casario histórico do Séc.XVIII, a Igreja de São Francisco de Assis e o mausoléu do Ex-Presidente Tancredo Neves. Depois, seguiremos viagem até Carrancas, famosos polo de Ecoturismo em Minas Gerais! Acomodação. Noite livre.
Refeições do dia: café da manhã
5º Dia - Quarta-Feira - Carrancas - Cruzília - Baependi - Caxambu
Após o café da manhã, iniciaremos nossa aventura por Carrancas, visitando a belíssima cachoeira da Esmeralda. Após uma trilha leve de aproximadamente 600m, seremos brindados com uma das melhores cachoeiras de Minas Gerais, seu poço e águas cristalinas são ótimos convites para um bom banho e contemplação da natureza. Em seguida retornaremos à Estrada Real em direção à cidade de Cruzília. Lá visitaremos a Fazenda Favacho, datada de 1761 e considerada o berço da raça de cavalos Mangalarga marchador. Nosso almoço será servido no antigo casarão da fazenda. Após o almoço, seguiremos até a cidade de Baependi, onde visitaremos uma fazenda de café. Lá teremos a oportunidade de conhecer todo o processo de produção do cafezinho mineiro, “do pé à xícara”, uma autêntica experiência regional. Chegada em Caxambu no final da tarde. Acomodação. Noite livre.
Refeições do dia: café da manhã + almoço + café da tarde.
6º Dia - Quinta-Feira - Caxambu - Aiuruoca – Alagoa - Itamonte
Após o café da manhã, visitaremos o Parque das Águas em Caxambu. Reconhecido pelo IEPHA como patrimônio histórico e artístico, apresenta um notável título: o maior complexo hidromineral do mundo. As águas minerais de Caxambu oferecem propriedades terapêuticas e são procuradas para quem busca relaxamento, alívio de dores musculares e articulares. Depois, seguiremos em direção à Serra da Mantiqueira. No caminho, parada em Aiuruoca e visita à Cachoeira dos Garcias. Com cerca de 30 m de queda livre e água cristalina, a Cachoeira dos Garcias é ideal para refrescante mergulho e contemplação. Após o almoço, seguiremos em direção ao vilarejo de Alagoa, conhecida região produtora de queijos artesanais. Lá visitaremos a fazenda Rio Acima e seus queijos internacionalmente premiados queijos. Chegada em Itamonte no começo da noite. Acomodação. Noite livre.
Refeições do dia: café da manhã + jantar.
7º Dia - Sexta-Feira - Itamonte - Cunha - Paraty
Café da manhã. Nosso dia começa com uma deliciosa caminhada pelas trilhas ao redor do Parque Nacional de Itatiaia, cercado por exuberantes trechos de Mata Atlântica, na serrana tríplice divisa entre os estados de Minas Gerais/Rio de Janeiro/São Paulo. Depois do almoço, parada em Cunha, onde visitaremos O Lavandário, um impressionante campo de lavandas e ervas aromáticas situado no alto da Serra Mantiqueira. Em seguida, descida da Serra e chegada em Paraty no final da tarde. Acomodação e noite livre.
Refeições do dia: café da manhã + almoço
8º Dia - Sábado - Paraty
Após o café da manhã, faremos um walking tour pelas históricas ruas da charmosa Paraty, um marco arquitetônico preservado que remonta à era colonial. Suas ruas de paralelepípedos, casas coloridas e igrejas antigas proporcionam uma atmosfera autêntica do passado. Após a caminhada pelo centro histórico, embarcaremos numa escuna e navegaremos pela Baía de Ilha Grande, visitando as mais belas ilhas e praias da região. Noite livre na cidade.
Refeições do dia: café da manhã e almoço.
9º Dia - Domingo - Paraty - Aeroporto Rio de Janeiro ou São Paulo (Guarulhos)
Café da manhã. Em horário apropriado, traslado até o aeroporto de sua preferência, Galeão ou Guarulhos.
Refeições do dia: café da manhã.
"A ordem dos passeios não serão obrigatoriamente a descrita no roteiro dia a dia, ou seja, poderá ser alterada a critério do guia/receptivo local."
INCLUI:
-Traslado Aeroporto de Confins-BH/Hotel em Ouro Preto;
-Traslado Paraty / Aeroporto Rio de Janeiro (GIG) ou São Paulo (GRU);
-02 noites de hospedagem em Ouro Preto;
-01 noite de hospedagem em Tiradentes;
-01 noite de hospedagem em Carrancas;
-01 noite de hospedagem em Caxambú;
-01 noite de hospedagem em Alagoa;
-02 noites de hospedagem em Paraty;
- Atividades indicadas no roteiro e entrada nos atrativos;
- Acompanhamento de Guia/Motorista Oikos em tempo integral;
-Seguro viagem.
ITENS NÃO INCLUÍDOS:
- Passagens aéreas para Belo Horizonte (CNF) e desde Rio de Janeiro (GIG) ou São Paulo (GRU);
- Despesas pessoais
- Bebidas durante as refeições
- Qualquer outro item não descrito como incluído
Mochila p/ passeios (20L);
Roupas leves;
Roupa de banho;
Camisa de Manga longa(com proteção UVA) e calça comprida;
Agasalho leve;
Calçados apropriados (tênis ou bota para caminhadas específicos para uso em trilhas & Croc, papete ou chinelo/sandália);
Bastão para caminhada;
Toalha pequena para os passeios;
Cantil/garrafa de água;
Protetor solar e repelente;
Artigos de higiene e medicamentos de uso pessoal;
Dinheiro em espécie.
A partir de: