Cientistas que trabalham na Amazônia peruana descobriram que as florestas não foram “desmatadas, cultivadas ou de outra forma significativamente alteradas na Pré-História”.
Segundo Dolores Piperno, do Smithsonian Tropical Research Institute, o uso da floresta tropical pela população indígena “foi sustentável, não causando perdas ou distúrbios detectáveis de espécies, ao longo de milênios”.
Para encontrar essa evidência, ela e seus colegas realizaram uma espécie de arqueologia botânica — escavando e datando o solo para construir um quadro da história da floresta tropical.
Para muitos cientistas, essas descobertas também ressaltam o valor do conhecimento indígena para ajudar a preservar a biodiversidade da Amazônia,
“Os povos indígenas têm um conhecimento tremendo sobre sua floresta e seu meio ambiente”, disse Piperno, “e isso precisa ser incluído em nossos planos de conservação.”
“Quanto mais tempo esperamos, mais provável é que esse conhecimento se perca. Agora é a hora de integrar conhecimento e evidências e estabelecer um plano de gestão sustentável para a Amazônia”.
Para saber mais, acesse BBC Brasil
——
Desde 1987, a Ambiental realiza viagens sustentáveis pela Natureza, sem abrir mão de conforto e segurança aos viajantes.
Para nós, o contato com a Natureza e com as comunidades locais são uma oportunidade de diversão, autocuidado e formação de consciência socioambiental.
Quer fazer uma viagem sob medida, aproveitando ao máximo seu tempo de viagem e as melhores opções de cada destino?
Conte com nossa experiência.
Fale com nossos consultores: 11 3818-4600 (Whatsapp e telefone)