A partir de R$
A Chapada das Mesas (Maranhão) é um destino de belezas impressionantes.
Caracterizada pela presença de morros escarpados em formato de mesas, esculpidos no arenito pela ação dos ventos e das chuvas, a Chapada tem atrativos para quem gosta de contemplar e interagir com a natureza.
Entre os principais estão o Encanto Azul, uma nascente de rochas calcárias de águas com tonalidade azulada e cristalinas. Um dos lugares mais bonitos desta Chapada, o Poço Azul, possui água cristalina que forma uma piscina natural. Já a Cachoeira do Santuário da Pedra Caída é composta por um rio que despenca em uma cachoeira de 50 metros e cria uma belíssima piscina natural. Essa é uma das que mais chamam a atenção no local.
Perfeita para a prática de esportes de natureza como rafting, rapel, tirolesas e caminhadas, as diversas cachoeiras, cavernas e paisagens da região da Chapada das Mesas ainda coloca o visitante em contato com a vegetação típica do Cerrado e a fauna composta por elementos partilhados com a Amazônia e a Caatinga.
Entre em contato com nossa equipe pelo whatsapp para montar o seu roteiro personalizado.
Clique aqui se preferir baixar esse roteiro em PDF
1º Dia - Origem / Imperatriz - Carolina
Recepção no aeroporto de Imperatriz - saída às 17h30 (possibilidade de saída antes, variando de acordo com o horário dos voos). Traslado Imperatriz-Carolina (220 km pela Rod BR 010). Acomodação na Pousada Candeeiros chegada por volta das 20h30, noite livre.
2º Dia - Riachão - Encanto Azul, Poço Azul e Cachoeira Santa Bárbara
Sairemos do seu hotel/pousada em Carolina - MA e percorreremos 100 km pela BR 230 até o município de Riachão. Onde entraremos em uma rodovia estadual e percorreremos mais 37 km até o Encanto Azul, nascente
de águas cristalinas, um poço de rochas calcárias que trazem a impressão de que a água possui tonalidade azulada. O poço possui profundidade de aproximadamente 7m, é como se estivesse tomando banho em uma verdadeira piscina natural repleta de peixinhos com temperatura da água ambiente, nem quente e nem gelada, uma delícia de banho para o nosso clima tropical, quente o ano inteiro.
Obs: Não recomendamos uso de protetor solar e repelente para entrar na água do poço. O atrativo é particular. Não esqueça de trazer máscara de mergulho e colete salva-vidas (temos disponíveis na agência). Logo após, pegáramos novamente o veículo da agência, e percorreremos 6 km até a entrada do Complexo do Poço Azul. O atrativo possui excelente estrutura de apoio com banheiros, vestiários e um bom restaurante. As trilhas são realizadas em passarelas de madeiras com corrimão que garantem maior acessibilidade e segurança para visitar as diversas opções de quedas d’águas existentes no local, onde as principais são a cachoeira da Santa Paula, a Cachoeira da Santa Bárbara e o famoso Poço Azul. A cachoeira da Santa Bárbara possui 76m de altura, é uma das maiores quedas da região, e suas águas caem em cima de uma rocha, que se assemelha a santa homenageada. Para ter acesso a ela, passamos por uma ponte pênsil, e nos deslumbramos com os paredões e grande quantidade de andorinhas do cerrado que ali fazem sua morada. O Poço Azul também possui imensa beleza cênica, em virtude de suas rochas, da vegetação ao redor e da queda d’água que cai dentro do Poço de aproximadamente
5 metros de profundidade, o local possui também pontos ideais para pequenos saltos que garantem a alegria dos mais aventureiros. Possui um banho incrível, difícil é querer ir embora. Retornamos para Carolina às 16hs. Tempo previsto de chegada às 18h30.
Total de Caminhada dia: 2800m (passarela de madeira com corrimão)
Recomendamos: roupas leves, esportivas com proteção solar, máscara e snorkel para flutuação, capinha de proteção à prova d'água para celular, sapatilhas para uso na água, evitar usar protetor solar para não contaminar as nascentes. Dificuldade: Leve para moderado.
3º Dia - Cachoeira do Dodô - RPPN Mansinha - Portal da Chapada
Sairemos após café da manhã, às 9h para visitação às águas mornas da Cachoeira do Dodô. Almoço no local.
14h, saída para visitação a Cachoeira da Mansinha, cachoeira de pequeno porte, com águas cristalinas e mineral. Às 16h30 iremos subir o Morro do Portal da Chapada, onde iremos percorrer uma trilha de 1200m para visitar o cartão postal de Carolina. Saída às 18h, chegada prevista na pousada às 18h30.
Total de Caminhada dia aproximada: 1300m
Recomendamos: roupas leves, esportivas com proteção solar, máscara, capinha de proteção a prova d'água para celular, sapatilhas para uso na água, toalha, evitar usar protetor solar não biodegradável, levar outra muda de roupa. Dificuldade: Leve. Taxas e almoço incluso.
4º Dia - Refúgio Serra Torre da Lua com Trilha Tributo de 11 km a pé e passeio de barco no Rio Tocantins até a Pedra Encantada
Sairemos às 6h45 sentido beira do rio, para atravessar de carro na balsa até a cidade de Filadélfia, passando pela TO 222, entraremos em estrada de chão e percorreremos total de 27km até a Fazenda Vale do Matrinxã, nossa base de apoio com banheiros, água natural no filtro de barro e um café fresquinho para o início da caminhada; Iremos percorrer nosso primeiro trecho de 2,5km em meio ao cerradão com trechos de vegetação mais fechada e algumas áreas mais abertas e planas de trilha até o ponto do Descanso do Guerreiro, nossa fonte de água para quem deseja se refrescar antes do início da subida; O segundo trecho é de subida com pedras e areia, de aprox. 700m, trecho de maior atenção e esforço físico, até nosso primeiro Mirante chamado Tributo, ponto de parada. O terceiro trecho possui pequeno trecho de subida em área sombreada até o platô da serra, onde caminharemos em maior parte no plano de cima da serra, com vegetação de menor altura e mais aberta até o Miradouro do Sol, nosso ponto de parada para fotos e lanche de trilha. O quarto trecho também continuamos contornando a serra, em terreno plano até o Miradouro da Lua com paisagens incríveis de formações rochosas, vista de cima do rio Tocantins e da vegetação e sua rica biodiversidade. Após o Mirante da Estrelas nos preparamos para descer a serra novamente. A trilha dura em média de 3h30 a 5hs dependendo do perfil e ritmo do grupo. Mas fique tranquilo, nossa equipe de guias locais tem bastante experiência e vai no seu ritmo. Já de volta ao Vale do Matrinxã você poderá optar por refrescar-se nos chuveirões na varanda ou caminhar mais 300m para banho nas águas geladas do Matrinxã. O atrativo possui estrutura para alimentação, tipo caseira e regional, para servir almoço após o final da trilha e descansarmos um pouco até pegarmos o barco no Povoado Canabrava com direito a parada de banho na Pedra Encantada e retorno até Carolina e contemplação do pôr do sol no rio Tocantins.
Total de Caminhada dia: 11 km
Recomendamos: que se vistam com roupas específicas de trilhas, tecidos leves e frescos, de preferência de cor clara, uso de repelente e protetor solar, óculos escuros, tênis ou bota com meia de trilhas em clima quente, chapéu/boné. Roupa de banho, chinelo, toalha, outra muda de roupa para o retorno. Não se esqueça de manter-se sempre hidratado, leve no mínimo 2l de água fria, sendo 1 litro congelado. Dificuldade: Moderado a difícil (não exige experiências em trilhas)
Taxas ambientais: R$ 25,00 por pessoa
5º Dia - Pedra Caída
Às 8h, sairemos para visitação ao Complexo Turístico Pedra Caída, iremos percorrer uma distância de 35km por asfalto passando pela BR 010, sentido Estreito - MA, tempo de deslocamento de quarenta minutos aproximadamente. No atrativo existem várias opções de cachoeiras a serem visitadas, e esporte de aventura como o teleférico e a tirolesa do Desespero de 1400m de comprimento, sendo considerada uma das maiores da América Latina em altura, 396m. Neste dia o visitante poderá escolher quais cachoeiras irá visitar: Pedra Furada, Caverna e Capelão e o Santuário, que é imperdível. A cachoeira do Santuário possui 46m de altura e a força de suas águas, formou um cânion por onde iremos percorrer 400m contemplando jardins verticais e várias vertentes de água que surgem em meio aos paredões. Se existe turismo em nossa região, com certeza começou a partir da beleza desta cachoeira, considerada por muitos como uma das mais bonitas do Brasil. O horário das atividades será decidido com o guia da Torre da Lua, junto ao grupo, pois irá depender das condições do tempo e do contra fluxo. Na visitação também é cobrado portaria que dá direito ao uso da estrutura do local como piscina, restaurante. Chegada prevista na pousada às 18hs.
Total de Caminhada dia aproximada: 4000m
Recomendamos: roupas leves, esportivas com proteção solar, máscara e snorkel para flutuação, capinha de proteção à prova d’água para celular, sapatilhas para uso na água, toalha, evitar usar protetor solar não biodegradável, levar outra muda de roupa seca para a trilha no Portal. Dificuldade: Leve a moderado.
6º Dia - Parque Nacional Chapada das Mesas, Cachoeiras do São Romão e Prata
Saímos às 6h para fazer nossa atividade em veículo fora da estrada, 4x4 e tomarmos um delicioso café da manhã sertanejo dentro no Parque Nacional. Iremos percorrer 28km de asfalto mais 60km de estrada de chão até a maior cachoeira em volume d’água do estado do Maranhão, a de São Romão. São aprox.50m de cortina d’água (período de cheia) com maior vazão por 18m de altura, e você pode ter a incrível experiência de ir por detrás da cortina d'água e de fato sentir toda a energia da cachoeira. A dica também é fazer o passeio de caiaque no Rio Farinha.
O local possui estrutura de restaurante com culinária regional e excelente estrutura de banheiro. Após almoço iremos percorrer 20km de distância em veículo 4x4, aprox.1h de deslocamento até as cachoeiras do Prata, três belas quedas para contemplação formadas pelo majestoso Rio Farinha. Saída do atrativo às 16hs, chegada prevista em Carolina às 18h.
Total de Caminhada dia: 2000m
Recomendamos: uso de roupas leves, para banho, toalha, repelente, filtro solar, chapéu, sapatilha ou papete que possa molhar, segunda muda de roupa. Dificuldade: Fácil a moderado. Deslocamento necessariamente em 4x4.
7º Dia - Trilha e visitação na Sempre-Viva Chuveirinho e Balneário Recanto das Águas
Sairemos do seu hotel/pousada em Carolina - MA às 9h30 para banho e almoço no Recanto das Águas. Às 14hs sairemos para uma trilha de 9km iniciando a trilha em mata sombreada, veredas, cerrado, passando por locais intocados, casa de sertanejos, pela nascente do Bacuri dos Lajes, no atrativo natural Sempre - Viva Chuveirinho que recebe esse nome em homenagem a espécie Paepalanthus chiquitensis Herzog, espécie nativa do cerrado, ameaçada de extinção. A trilha é circular e pegaremos o entardecer no sertão. Chegada novamente no Recanto das Águas às 18h30 para retornar a pousada em Carolina.
Total de Caminhada dia aproximada: 9000m
Recomendamos: Bota ou tênis confortável para trilha com meia, roupas leves, esportivas com proteção solar, capinha de proteção à prova d'água para celular, sapatilhas para uso na água, toalha, evitar usar protetor solar não biodegradável, levar outra muda de roupa. Dificuldade: Moderado para difícil.
8º Dia - Carolina - Imperatriz / Origem
Traslado até o aeroporto de Imperatriz e embarque para cidade de origem. A saída da pousada para o aeroporto de Imperatriz está programada para às 11h30. Dependendo dos horários dos voos, teremos uma saída única.
"A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita no roteiro dia a dia, ou seja, poderá ser alterada a critério do guia/receptivo local."
Traslado: Imperatriz-Carolina à Saída até às 17h30.
Carolina-Imperatriz à Saída às 11h30.
INCLUI: Traslados Imperatriz-Carolina-Imperatriz, hospedagem com café da manhã em Carolina, almoços e entradas para os atrativos. Passeios descritos no itinerário em base regular/compartilhada com acompanhamento de guia local e Assistência de Viagem.
NÃO INCLUI: Passagem aérea e itens não mencionados no roteiro.
SAÍDA GARANTIDA A PARTIR DE DUAS PESSOAS
Alterações de valores poderão ocorrer sem aviso.
- Recomendada a vacina de febre amarela, aplicada no mínimo com dez dias de antecedência da viagem. Mais informações consulte: www.anvisa.gov.br/paf/febre/postos.htm
Informações úteis:
Valores baseados nas seguintes categorias de hotéis:
- Pousada Candeeiros: Superior
O que levar para a Chapada das Mesas
Bagagem:
O passageiro deverá levar uma bagagem de tamanho máximo de 55cm de altura, 40cm de largura e 25 cm de profundidade e peso de 10kg a 14kg, que será armazenado no bagageiro superior ou traseiro do veículo. O tipo de bagagem ideal a ser utilizado para não haver avarias e frustrações é o modelo de bagagem de mão aceito nos voos. Poderá levar também uma bolsa de mão ou mochila.
A partir de:
A partir de:
A partir de:
A partir de: